terça-feira, julho 22, 2003

Governo Lula - 6 meses depois....

O objetivo hoje � fazer uma avalia��o dos primeiros seis meses do PT na Presid�ncia do Brasil.

Devo confessar que os meus medos mais profundos, de que toda aquela cantilena da campanha, de convers�o ao reformismo social-democrata e abandono dos ideiais socialistas mais puros e revolucion�rios fossem apenas marketing de campanha e que o PT no governo seguiria � risca seu programa partid�rio marxista at� agora n�o se concretizaram.

Este � o lado bom. Pelo lado ruim tamb�m n�o temos elementos para dizer que isto n�o ir� acontecer.

Os primeiros 6 meses de Lula tem se revelado absolutamente esquizrofr�nico na condu��o do pa�s. Ao mesmo tempo que mant�m a pol�tica econ�mica de rigorismo fiscal (sufocante) de FHC, recebe os revolucion�rios do MST com festa no planalto. Quer avan�ar numa reforma da previd�ncia mais ousada que nem FHC poderia prever, mas n�o deixa de apoiar regimes como o Cubano e Venezuelano...

Acho totalmente corretas as avalia��es feitas pelo Primeira Leitura de que este governo se parece muito com a gest�o de J�nio Quadros e Jo�o Goulart: na realidade n�o se sabe qual a dire��o que ele ainda tomar�.
Lula tem se revelado um gestor um tanto d�bio, mantendo em seus postos gente efetivamente incompetente, simplesmente por seus compromissos de campanha.

Se tem na realidade um cadinho de v�rios elementos: pol�tica de equil�brio fiscal, aceno aos movimentos sociais (heran�a do velho PT), anti-americanismo na pol�tica externa, populismo e demagogia assistencialista (Fome Zero), formando um governo "Frankestein".

Que Deus nos ajude (perdoe-me Diogo Mainardi, mas existem ocasi�es que s� Deus - com mai�sculo mesmo - pode ajudar..)

Nenhum comentário: