quinta-feira, abril 28, 2011

Como provar que o "long form certificate" de Obama é falso ....

De acordo com o site infowars, o certificado que Obama apresentou ontem é uma falsificação grosseira...
Resolvi provar por conta própria.


1) Vá para o site da presidência americana

Lá tem o tal "long form birth certificate" com um link para download do documento em pdf.

http://www.whitehouse.gov/blog/2011/04/27/president-obamas-long-form-birth-certificate?utm_source=wh.gov&utm_medium=shorturl&utm_campaign=shorturl

Clique no link para pdf


2) Salve o pdf no seu computador

3) Abra o pdf usando o libreoffice (openoffice)


Para provar que a fraude é mesmo de nível jardim da infância, vou usar um programa comum para abrir o pdf, nada de photoshop, ou outra ferramenta para "experts".

Vou usar o libreoffice (antigo openoffice).

Selecionar a ferramenta de desenho



Ferramenta de desenho


4) No aplicativo de desenho, abra o arquivo pdf anteriormente salvo






5) Veja o arquivo pdf aberto


Ao abrir o pdf, percebemos que o documento se divide , automaticamente em quase uma dezena de camadas em separado.

Nunca um documento real, impresso revelaria as "camadas" desta fabricação grosseira.

É um arquivo gerado por computador pretendendo ser um documento real "batido à máquina" em 1961...


É tão irreal ver um documento "oficial" dividir-se num punhado de elementos diferentes (camadas) que se pode manipular livremente. Pode-se ver o fundo (verde) e o texto (em negro) separados... Isto prova que de fato, é um arquivo gerado por computador.

Pode-se até "brincar" com o certificado...

Faça o seu certificado do Obama!




UPDATE!!!
Recebi de um amigo que é arte-finalista uma prova final de que o documento é falso.

"Acabei de fazer o download do arquivo e o abri no Adobe Illustrator. Eu fiz o teste e coloco aqui minhas conclusões. É um pouco longo, mas acho que vale a pena.

No Photoshop, que o blog cita, é impossível ver as camadas. Mas o AI, como edita PDFs, reconhece uma camada, mas dividida em dezenas de sublayers ("subcamadas"), cada uma com um ou um punhado de objetos. Isso já é mais do que o suficiente para provar que não é uma imagem única, digitalizada.

Mas vamos supor que, na geração do PDF, a imagem tenha sido "fatiada", o que é possível acontecer. Esse seria um argumento dos crentes. Bom, caso fosse uma imagem digitalizada e fatiada na saída, os diversos "pedaços" (fatias) da imagem não teriam profundidade alguma. Seriam diversos objetos em um mesmo nível, lado a lado. Nesse PDF, há imagens sobre imagens: há profundidade e não existe o "fatiamento". Ponto.

Aprofundando um pouco mais, e ignorando as provas acima (a profundidade e as diversas sublayers não são evidências, mas provas), esse PDF poderia ser feito de duas maneiras, caso fosse real:
  1. A certidão oficial foi fotocopiada no formulário verde, e depois digitalizada. Neste caso, a fotocopiadora transmitiria ao papel timbrado a impressão da certidão, usando o tonner. Abram o PDF e aproximem bem ao redor dos textos. Notaram algo diferente? Há brilho ao redor de todos os objetos em preto. Como não há tonner branco e não existe fotocopiadora com borracha, esse brilho é uma impossibilidade completa.
  2. A certidão oficial foi digitalizada, e sobreposta ao fundo, que seria uma folha timbrada também digitalizada, eletronicamente. Nesse caso, tanto o fundo quanto a certidão seriam importadas em um editor, e após isso, exportadas como um PDF. Mas há um problema aí. A certidão, se digitalizada, teria o fundo em branco. Quando importada e posta em cima do papel timbrado, veríamos seu fundo. Mas esse fundo não aparece. Aí, há duas possibilidades:
    1. Definir a opacidade da certidão como "multiply". Com as cores multiplicadas, tudo que é branco some, inclusive o brilho. Impossível então. Isso leva à segunda possibilidade.
    2. Editar a imagem, removendo o fundo branco (ou apagá-lo, ou vetorizá-la ou salvar como um PNG ou GIF com fundo transparente). Isso explicaria a possibilidade de colocar o brilho ("outglow"). Só que, aí, temos comprovada a edição da imagem.
Eis, ponto por ponto, o porquê do documento ser falso",

Att.
Daniel Wachholz, que é arte-finalista.



3 comentários:

G. Salgueiro disse...

Fantástico, Luis!!!
Agora, du-vi-d-o-dó que a imprensa nanica publique isto e, bem ao contrário, vão achar um jeito de fazer uma longa matéria denunciando os "fraudadores do documento original" do Obaminável.
Que coisa mais nojenta!
Bjs!
MG

Anônimo disse...

Bobagem. Ninguém escaneia um documento em PDF. Documento escaneado é imagem completa ou texto puro, mas neste caso só pode ser imagem, portanto, gif, jpg, etc. Ele aparece em PDF para distriuição, e um editor de PDF pode importar a imagem. Foi o que fizeram. As layers é que são falsas, não o documento. Este argumento não vai prosperar.

Cristhian disse...

Como esse anômino do comentário acima pode ser tão estúpido a ponto de negar algo que qualquer um pode comprovar, usando o arquivo pdf fornecido pelo site da própria Casa Branca????
Gente burra me dá preguiça....