domingo, outubro 26, 2008

O Que Estou Ouvindo: Electric Light Orchestra ("Time":1981)

Time cover
Na virada dos 70 para os 80 trabalhava em uma loja de discos (Bybo Som, Passo Fundo -RS) e era um ávido consumidor de pop e rock (basicamente movia-me para fora do som Discothéque e entrava no new wave, via Blondie "Eat to the beat".
Sim, havia já a Electric Light Orchestra e estava no seu auge. O grupo de Jeff Lynne havia lançado "Discovery" em 1979 (que alguns chamariam de "Very Disco" - pois foi o primeiro com uso de sintetizadores e batidinhas discô em massa) e havia colaborado na trilha de "Xanadu", o musical brega em patins da Olivia Newton John. O primeiro eu havia gostado, principalmente por "Last Train to London", mas não ao ponto de comprar um LP (era assim que se dizia) inteiro.

Quando saiu "Time" em 1981, a mim foi indiferente. Meus grupos favoritos eram Blondie, Pretenders e B-52´s. Um colega de faculdade foi quem me alertou para os sons futuristas de "Twilight". Escutei e realmente fiquei impressionado, principalmente com "Epilogue" a lhe fazer as honras iniciais.

Mas, novamente, não foi um LP que tenha comprado.

Eis que 27 anos depois, comprei o "reissue" de Time, feito em 2001 com mais duas faixas bônus e... Torna-se a minha atual paixão musical.

"Time" é uma obra conceitual, coisa que, em 1981, fazia torcer o nariz dos puristas básicos do new-wave.: é a história de um homem que é sequestrado em 1981 e vai parar em 2095. Aprisionado lá, sem poder voltar, sente falta de seu amor em 1981 - lhe deram uma amante robô em 2095, incapaz de trocar reais sentimentos (alguém aí lembrou da D.D. Jackson?). Após muito penar, finalmente volta a 1981 para explicar ao mundo quais decisões erradas do mundo atual irão afetar para sempre os destinos da humanidade, agora e no futuro distante..
O enredo é meio science-fiction sabor H.G. Wells mas é a música que interessa.
"Time" é uma das minhas atuais paixões: Jeff Lynne é um compositor pop de primeira linha. Electric Light Orchestra é um dos grupos mais sub-avaliados das décadas de 70-80.
Enquanto Bee Gees e Abba conhecem a glória ainda hoje, quem realmente fazia música sofre um ocultamento cultural justamente quando a década de 80 (e 70) estão em voga???

Aqui, um anime muito criativo, tendo como base "Epilogue" / "Time" e "Yours Truly, 2095", é claro de "Time" da Electric Light Orchestra. Aproveitem..  


Electric Light Orchestra Prologue twilight yours truly 2095

Nenhum comentário: