sábado, janeiro 14, 2006

Submarino : anti-americano até debaixo d'agua!

O colunista mais pop-cultural do Mídia Sem Máscara, Daniel Santanna encontrou mais um insuspeito ninho de anti-americanismo : o site de e-vendas nacional "Submarino" . Ele tentou enviar um comentário crítico ao dvd do filme de Michael Moore, "Fahrenheit" com os seguintes resultados: "Por semanas, enviei comentários assinados em meu nome para o site Submarino, tentando alertar os visitantes de que o filme deveria ser visto, no mínimo, com cuidado e desconfiança, visto que todas as suas teses haviam sido derrubadas, posteriormente, por pesquisadores sérios nos EUA. Lancei mão de humor, sem jamais, contudo, desrespeitar as regras para publicação de opiniões na loja virtual, (...) Apesar disso, minhas resenhas com opinião desfavorável ao filme não foram publicadas. Resolvi então fazer um teste e enviar, com e-mail de origem diferente e nome fictício, uma resenha com opinião francamente favorável a “Fahrenheit – 11 de Setembro”. Para minha surpresa, esse comentário ridículo foi quase que prontamente publicado pelo site."

Bemvindo ao clube. Comigo aconteceu o mesmo - mas com o site Internet Movie Database (IMDB): Tentei várias vezes enviar um comentário desvendando a verdade sobre o 'documentário' do Jorge Furtado , "Ilha das Flores" ao site e nunca foi publicado também. Para variar somente opiniões favoráveis ao filme aparecem por lá. Comentei isso no meu blog em inglês, o swimming against the red tide.

Parece que o submarino está adotando a mesma política externa do presidente Lula: Prefere rasgar dinheiro, perdendo eventuais clientes do que manter uma postura transparente com o seu público. O mesmo se pode dizer do IMDB. Em ambos os casos a resposta deve ser só uma: ignorar solenemente tais bodegas virtuais.


2 comentários:

Kosher-X disse...

É curioso mesmo. No caso do submarino, eu creio que a crítica é totalmente válida. Mas o que faria o IMDB proibir a publicação de críticas ao Ilha das Flores?

Anônimo disse...

fez muito bem o submarino em nao lhe ddar ouvvidos imbecil