terça-feira, setembro 28, 2004

Don´t Laugh at me, Argentina...

FIDH se diz preocupada com "criminalização" do protesto social
28/09/2004 - 08:24:00

A Federação Internacional de Direitos Humanos (FIDH) expressou nesta terça-feira sua "extrema preocupação" com várias decisões judiciais que implicam um "recrudescimento da criminalização" do protesto social na Argentina.
A FIDH considerou "extremamente preocupante" a atitude dos tribunais argentinos, que "cada vez com mais freqüência" decidem manter cidadãos em prisão preventiva "pelo único fato de terem participado de manifestações onde expressavam reivindicações legítimas".
Os detidos, que deverão permanecer na prisão até o julgamento, são acusados de delitos que atentam contra a liberdade ou a ordem pública, segundo a FIDH.


Comentário:
A Argentina segue dando algumas lições ao Brasil. Depois da demonstração de mobilização popular sem precedentes e espontânea que culminaram na renúncia de De La Rua em 2002, agora temos o judiciário. A sinalização é bem clara de que existem excessos nestas "manisfestações" e que elas serão tratadas de acordo com a legislação.
Que inveja!
Fica claro como a tomada dos espaços de forma gramsciana no Brasil já corroeu a base de nosso sistema judiciário. Hoje o conceito de "justiça alternativa" ou "social" e da legitimidade dos "movimentos sociais" é quase sagrada, se colocando acima até do que reza a lei.
Um país que não respeita nem suas próprias leis não pode ser considerado um país sério...
"O melhor do Brasil é ser brasileiro"?
O melhor do Brasil é estar no estrangeiro....

Nenhum comentário: