segunda-feira, fevereiro 09, 2004

O caso "Janet Jackson" e a rea��o da imprensa nacional

Tenho lido coment�rios e mais coment�rios sobre o esc�ndalo provocado pela imagem do seio direito de Janet Jackson no final do Super Bowl americano.
O teor das manisfesta��es � o mesmo:
- Como � que os americanos podem ficar chocados com uma coisa t�o natural como a vis�o do seio de uma mulher?
- Como podem ficar chocados com isso se nos filmes americanos e na MTV, ou entre artistas isto � t�o comum?

O fundo � o mesmo: como estes americanos s�o atrasados!!! N�s � que somos legais e "mudernos".

Em nosso pa�s, a liberdade de mostrar o corpo est� presente em nossa cultura... Isso mostra o como a cultura americana � repressora e justifica a��es violentas , e mais um etc.. sem fim.

Acho absurdo este tipo de coment�rio feito sem conhecer o objeto de tal cr�tica. O anti-americanismo brasileiro � t�o pueril e infantil que nem pode ser comentado em profundidade.

O maior argumento � que este tipo de cena � comum no cinema, na MTV ou at� programas de televis�o.
A grande diferen�a aqui � que nestes casos existe uma classifica��o de faixa et�ria ou de hor�rio sobre o conte�do do programa. E assiste quem quiser!!
Outra, bem diferente � incluir durante um evento esportivo visto por milh�es de pessoas e sem restri��o de idade uma cena de nudez.
� bem diferente.

Aqui no Brasil n�s n�o somos indiferentes � isso. O problema � que as redes de televis�o N�O ligam para o p�blico que a assiste.
A novela a Celebridade e Kubanacan t�m mostrado censa de nudez em hor�rios impr�prios . Apesar dos protestos de v�rias camadas da popula��o a tal auto-regulamenta��o n�o existe...

O Brasil � um caso �nico de esquizofrenia social elevada � N pot�ncia. Na televis�o, tudo � liberado, de crian�a de 5 anos imitando o "� o tchan" ou a "dan�a da garrafa" ("Ah, � s� uma dan�a...") at� cenas de "quase sexo" �s 19:00hs. Sem falar nos per�odos de carnaval...
E a� ao mesmo tempo, nos fingimos de defensores da moral e das criancinhas.... Contra os monstros ped�filos...
Gostaria de saber quem � o respons�vel por termos chegado neste n�vel.

Apesar de nossos protestos, nossa liberalidade, o fichamento destes americanos malvados, ainda assim, somos vistos pelos estrangeiros como realmente somos: um pa�s que incentiva ao sexo e � permissividade... E depois jogamos o sof� para fora da sala...

Leiam uma not�cia reveladora sobre como somos "modernos"

Detuvieron a dos cordobeses por tener sexo con una menor

Nenhum comentário: