terça-feira, junho 17, 2003

MATRIX RELOADED

Assisti, ontem, � maior "febre" do ano...Foi dif�cil resistir �s duas primeiras semanas de exibi��o sem passar perto de um cinema ... Neste per�odo o filme foi capa de TODAS as principais revistas brasileiras: veja, �poca (chamada de capa), isto �, superinteressante, etc. Confesso que quando entrei no escurinho ontem, minha cabe�a j� n�o estava tomada por Neo e seus amigos. Filmes mais novos j� despertavam mais interesse, principalmente por "Procurando Nemo" (os filmes da PIXAR s�o demais!!!).

Bueno. Toda esta conversa para dizer que a experi�ncia "MR" para mim foi frustrante. N�o totalmente, ok. O filme funciona muito bem nas cenas de a��o, mas a franquia "matrix" foi concebida como um mix bem equilibrado de roteiro-refer�ncias religiosas-kung foo fighting. Neste novo filme parece que a receita desandou...

Os diretores Wachowsky parece que decidiram pela f�rmula de pegar o primeiro filme e dobrar os ingredientes. Existem receitas que n�o resistem a este tipo de "processo". Matrix � um destes casos. O resultado disso �: onde no primeiro filme t�nhamos di�logos intrigantes e telegr�ficos, no segundo a surpresa foi substitu�da por um falat�rio empolado, parecendo mais uma encena��o de Hamlet colegial (ou "Otello" de onde o Fishburne parece que tirou seu personagem). O decl�nio de seu personagem Morpheus � tr�gico. De mola mestra do primeiro, temos um pouco mais do que um pregador alucinado no segundo.
A dura��o dos "speechs" tamb�m � demais. Isto tamb�m se aplica �s cenas de a��o. Pelo menos essas foram beneficiadas. Como a novidade j� n�o existe nos efeitos "bullet time" o jeito foi tornar as cenas mais longas, complicadas e vertiginosas. Funciona. Apesar da sensa��o de "deja vu" desde a primeira cena "bullet time", as seq��ncias de a��o v�o melhorando bastante, at� o cl�max (pelo menos para mim) na auto-estrada.
O problema do filme � o ritmo truncado, quando parece que vai detonar, voltamos � verborragia. Outro problema � o excesso de personagens (Link, sua mulher, Niobe...) e eventos sem nenhuma relev�ncia. A algu�m interessa que o povo de Zion curta ax�-music?
O final tamb�m � enigm�tico. N�o sei at� agora qual foi a escolha de Neo... Eu ACHO que ele n�o fez escolha alguma... Mas isto � ach�metro para ser resolvido no pr�ximo filme.

Tem um outro filme muito interessante que, apesar de ser pior do que o Matrix original, tem TODAS as sacadas "originais" do Matrix 1 13o. Andar
Outro filme eu verifiquei coment�rios na Internet muito bons � Equilibrium, que deve estar chegando em v�deo/dvd por agora....
Divirtam-se!

Nenhum comentário: