terça-feira, fevereiro 26, 2019

Hino e Símbolos Nacionais

As redes sociais ficaram em polvorosa por causa do anúncio do ministro da educação, Ricardo Velez Rodriguez, de que havia enviado uma mensagem para ser lida aos alunos no início do ano letivo.
"Ontem (25), em nota, o MEC confirmou que enviou mensagem às escolas brasileiras pedindo que fosse lida, voluntariamente, uma carta de Vélez. Além disso, o ministro pediu, caso desejassem, que estudantes, professores e funcionários cantassem o Hino Nacional. Tudo poderia ser gravado e enviado ao MEC e à Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República. A mensagem do ministro terminava com o slogan de campanha do presidente Jair Bolsonaro: “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!”

As manchetes que isto rendeu foram (algumas delas):
"Bolsonaro quer escolas a filmarem alunos, professores e funcionários a cantar hino nacional" (expresso - Portugal)

Minha primeira análise é que as manchetes não se referem ao conteúdo da mensagem. O ministro de Bolsonaro não quer nada que já não tenha sido definido na lei. Portanto não fere nenhum preceito legal - cantar o hino nacional.
Sobre filmar, isso sim, penso que foi um erro. Que foi corrigido em seguida, pois o ministro enviará uma mensagem dizendo que a filmagem somente poderá se realizar com a autorização dos pais ou responsáveis. 
Quanto ao slogan, isso é algo que os jornalistas ativistas usaram um expediente ridículo. Todas as comunicações do governo Lula terminavam com a expressão "Brasil, um país de todos" e ninguém dizia que isso era "doutrinação". Eles leram o rodapé da mensagem e, com malandragem, disseram que este conteúdo também era para ser lido para criar o efeito desejado. Neste caso, o ministro também retirou a tal referencia à mensagem.

No final, o que sobra é somente a grande rejeição que a esquerda tem por quaisquer de nossos símbolos nacionais, o que não é nada de novo para quem a conhece. 

Nenhum comentário: