terça-feira, outubro 21, 2003

O "legado" de Clinton



At� a bem pouco tempo eu considerava o Clinton como um dos "bons" presidentes norte-americanos.
O esc�ndalo com M�nica Lewinsky primeiramente e depois os acontecimentos de 11 de setembro e a nova postura de George W. Bush ap�s isto me fizeram mudar de id�ia.
Ainda assim Clinton � o queridinho da esquerda brasileira que o considera "o" presidente, culto, bem apresentado, cidad�o do mundo, o pacificador... Enquanto que Bush � o seu contr�rio: burro, grosseiro, preconceituoso e "nazista"...

Foi lan�ado nos Estados Unidos um livro para rever o prentenso "legado" dos anos Clinton:
"The true Clinton legacy: a weakened, endangered nation let down by a failed President" de James Lowry
Como � muito interessanta, traduzi o coment�rio do autor sobre o livro:

"O VERDADEIRO LEGADO DE CLINTON: Uma na��o enfraquecida e em perigo abandonada por um presidente imcompetente.


Bill e Hillary Clinton n�o querem que voc� leia este livro. Bill o �sabonete� tem gasto virtualmente todo o seu tempo desde que deixou a presid�ncia defendendo agressivamente o seu legado. Hillay planeja concorrer para presidente baseada neste �legado�. Mas agora, desafortunadamente para ambos os Clinton o livro �Legacy� (Legado) de Rich Lowry destr�i os feitos de Clinton como presidente e prova que a sua administra��o foi uma das mais destrutivas de toda a hist�ria dos EUA.

Com um preciso poder de devasta��o e uma impressionante lista de evid�ncias, Lowry mira nas falhas de car�ter que condenaram a presid�ncia de Clinton antes mesmo que ela come�asse. Detalhando com Clinton passou de um pol�tico com ambi��es grandiosas para um hiper-cauteloso,insignificante seguidor de pesquisas de opini�o e apresentando um completo registro de como ele �piscou� (amarelou) face � amea�a dos militantes isl�micos (mesmo repetidamente exclamar �Puxa, eu sinto falta da Guerra Fria!� e publicamente desejando enfrentar uma grave crise internacional), Lowry examina detalhadamente todos os aspectos nos quais Bill, Hillary e os �Clintonistas� alegam comprovar uma avalia��o positiva da hist�ria: sa�de, economia, seguran�a interna, resolu��o de conflitos com regimes rebeldes e terroristas, tratado de paz no Oriente M�dio e outras coisas. O veredito em cada caso � o mesmo: a presid�ncia de Clinton foi uma cat�strofe de grandes propor��es, da qual a na��o pode levar d�cadas para se recuperar.

Lowry tamb�m examina os feitos anteriores de Clinton, como governador de Arkansas ou agitador anti-guerra do Vietnam , poderiam ter mostrado a qualquer um que ele seria um terr�vel presidente. A evid�ncia apresentada � t�o gritante que at� mesmo aliados antigos de Clinton o admitiram! Lowry revela o veredito destruidor de antigos ajudantes de Clinton, Dick Morris e George Stephanopoulos: a �Grande Conspira��o de Direita� estava certa � seu chefe nunca deveria ter se tornado prediente. �Legacy� demonstra que a preocupa��o de Clinton sobre como os histroriadores iriam lembra-lo era, ironicamente, um sintoma de sua personalidade auto-centrada que o mantinha longe de apreender o at� mesmo de perceber algo de real valor.
Aqui, ent�o se revela o verdadeiro �legado� de Clinton: o presidente era obcecado pelo cargo, um Narciso de propor��es nacionais, com somente um princ�pio pol�tico: devo��o a si mesmo. Voc� vai continuar sem saber da verdade, ao menos que leia este livro.

Lowry revela o verdadeiro legado de Clinton:
- Por que o 11 de setembro � o inequ�voco resultado das prioridades erradas do governo Clinton e da falta de uma verdadeira vis�o de l�der.
- A feminiliza��o do ex�rcito: por que este poderia ser o mais duradouro e o mais destrutivo legado de Clinton.
- A economia: Clinton realmente n�o a fez crescer � como ele exagerou a severidade da recess�o de 1991 para se eleger e inflou seus feitos econ�micos para se re-eleger.
- Evid�ncia desanimadora de que Clinton, repetidamente, escolheu o expediente da a��o pol�tica m�ope (de curto alcance) ao inv�s de fazer o que era o certo para a na��o.
- Como o �leviano n�mero 1� (slick one) vendeu a seguran�a nacional dos EUA aos contribuintes de campanha.
- A reforma para o estado de bem-estar social de Clinton: um desastre consistente e uma trai��o a tudo o que Clinton pareceu dizer durante toda a campanha.
- O plano de reforma da sa�de: por que foi conduzido erroneamente e falhou em considerar as reais defici�ncia do sistema de sa�de existente.
- Os esc�ndalos de Clinton: por que eles eram bem reais � t�o reais que de fato ele mereceria um �impeachment�
- A plano de gest�o da economia de Clinton: de concep��o falha em quase todos os aspectos.
- A Casa Branca durante o governo Clinton: seu in�cio juvenil (e irrespons�vel ) e seu perfil n�o-profissional.
- Os esfor�os de Clinton em procrastinar o plano Vietnam revela muito sobre seus objetivos de longo prazo, cren�as e prioridades.
- Por que Hillary, nas palavras de Gail Sheehy �� furiosa. N�o o tempo todo. Mas quase o tempo todo�.
- As reviravoltas pol�ticas de Clinton: como ele virou � direita para sobreviver a Gingrich e como ele virou � esquerda para sobreviver � M�nica (Lewinsky).
- Como o �Slick Willie� (algo como �Bimbo Leviano�) fez da libera��o sexual a �nica causa pela qual ele assumiu riscos na carreira.
- Por que Clinton desperdi�ou tanto tempo de sua presid�ncia em quest�es menores, confusas ou rid�culas (ele at� discursou sobre a necessidade de o pa�s melhorar os seus h�bitos de assistir tv).
- Por qu� Clinton amou a ret�rica ousada enquanto ao mesmo tempo se amedrontou em tomar atitudes ousadas.
- A falta de vontade pol�tica de Clinton usar as for�as armadas no exterior: como isso fortaleceu os inimigos dos EUA.
- Por que a administra��o Clinton nunca se recuperou do fracasso do plano de sa�de p�blica de Hillary.
- �Ele est� improvisando! Eles est� improvisando no Discurso � Na��o!� Por que boa parte das a��es da presid�ncia de Clinton tinha um car�ter de improviso ou �feito nas coxas�.
- A quest�o da Legalidade para Clinton: como ele admitia que qualquer ilegalidade � at� mesmo aceitando dinheiro Chin�s para sua campanha � era justific�vel por sua cren�a no aspecto positivo de qualquer a��o objetivando sua pr�pria re-elei��o.
- A surpreendente hist�ria da recusa de Susan McDougal em testemunhar sobre o caso Whitewater � um comportamento equivalente � testemunhas de casos �m�fia ou gangues de criminosos onde a pessoa simplesmente evita ir contra.... uma organiza��o criminosa�.
- �N�o se preocupe, estas regras somente se aplicam aos Republicanos�:como Clinton, para salvar sua pr�pria pele, demoliu as reforma pol�ticas p�s-Watergate defendidas e aprovadas pelo pr�prio partido Democrata.
- Como quase todos os aspectos do esc�ndalo Lewinsky-Clinton j� tinham sido vistos em pequenos esc�ndalos ou controv�rsias anteriores, dando � fatos eventuais um aspecto de inevitabilidade.
- A fraqueza fundamental da vers�o de Clinton � a de que a investiga��o do caso Whitewater foi dividida em partes de modo sem controle pelo Kenneth Starr.
- O pol�tica externa de Clinton: uma postura de retid�o auto-impingida derivada do McGovernismo, adicionada a uma cegueira na defini��o dos limites fact�veis e uma c�nica desaten��o � sua pr�pria ret�rica cheia de idealismo.
- Os arrepiantes detalhes que d�o cr�dito �s alega��es de Juanita Broaddrick de que ela foi estuprada por Clinton
- A verdade sobre o veredito de Lani Guinier sobre Clinton: ele era mais �obcecado pela id�ia de vencer do que liderar� � e o seu convencimento de que quando ele estava �ganhando� ele estava na verdade �liderando�.
- Como Clinton permitiu que o FBI fosse barrado em suas investiga��es sobre o terrorismo isl�mico � por bloquear iniciativas que n�o violavam qualquer quesito constitucional ou legal.
- Quando Janet Reno falhou: dura quando decidiu abri fogo sobre a seita Davidiana em Waco ou quando decidiu pelo retorno de uma crian�a de volta ao regime totalit�rio de Cuba � e falha em decidir sobre quest�es de seguran�a nacional que ofenderam as minorias do Partido Democrata."