sábado, abril 24, 2010

Nuno Rogerio na "Sábado": As Ovelhas Negras

Nuno Rogerio é um "politólogo" e tem uma coluna na revista semanal portuguesa "sábado".
Aliás, nada sabia sobre o significado de "politólogo". Até que descobri que é uma palavra chique para designar "cientista político", ou, quem tem formação em ciências políticas. É, estou ficando velho..

Pois Nuno Rogerio escreveu em sua coluna semanal um artigo entitulado "Ovelhas Negras" que reproduzo aqui por conter uma opinião diferente das habituais sobre os casos de pedofilia na Igreja Católica.

As Ovelhas Negras
Nuno Rogerio

"Pode ser impopular dizê-lo, mas os abusos sexuais foram detectados, há muito, em todas as fés e igrejas. O Christian Monitor Service mostrou que é ocorrência grave, nas confissões protestantes, onde muitos pastores e padres são casados, e que esta gravidade se estende a não clérigos, voluntários e até jovens iniciados(cf. ainda Reformation.com). Quanto à Ghada Jamshir e Charlotte Rolnick Schwab, para citar só dois exemplos,investigaram em pormenor, o encobrimento, eas cumplicidades vergonhosas no mundo islâmico e nas sinagogas judaicas, onde o cancro (câncer) é extenso e profundo.
A discussão em torno do celibato é relativamente ridícula. Só teria sentido se houvesse mais actos deliquentes nos meios celibatários, ou se só houvesse pedofilia no celibato. Mas não há.
Claro que a generalização desta miséria pode levar a outra conclusão: o problema não é do casamento impossível, mas o aproveitamenteo do poder como plataforma de excesso.
Já vimos isto na história do mundo".

Nenhum comentário: